segunda-feira, 2 de junho de 2014

Grandes Musicais

Estou de muito bom humor, o que me faz pensar em musicais, faz-me querer cantar e dançar pela casa fora. ESpecialmente ao som das músicas dos meus dois filmes musicais preferidos.

Elephant Love Medley é um dos duetos do filme Moulin Rouge, a história trágica deum escritor que se apaixona por uma mulher que trabalha no aclamado e famoso Moulin Rouge. O problema é que ela precisa de se casar com outro homem, umq ue é rico, para poder financiar o Moulin Rouge. Antes de conhecer o escritor, ela não acredita no amor, e é neste Medley que ele a faz acreditar no amor. As palavras dele tocam-na ao ponto de ela também se apaixonar por ele. Com versos de outras músicas muito conhecidas, como por exemplo All You Need Is Love, Love Is A Many-Splendored Thing, Love Lifts Us Up We Belong, I Will Always Love You e Silly Love Songs


Ewan McGregor pode até não ter a voz masculina mais poderosa à face da Terra, mas há algo terno, carinhoso e gracioso na manera como ele canta, tornando esta uma das minhas músicas preferidas de todos os musicias que eu já ouvi.

Outra que dou por mim a cantar imenso, é uma música que, apesar de estar também presente no Moulin Rouge, é original do meu musical prferido. Gentlemen Prefer Blonds, ou, em português - Eles Preferem as Loiras. Neste filme de 1953 baseado no musical da Broadway do mesmo nome, Marilyn Monroe interpreta Lorelei Lee, contracenando com Jane Russel, que faz o papel de Dorothy, a melhor amiga de Lorelei. A loira que dá nome ao filme é vista pela sociedade como gananciosa, especialemtne devido à música que canta Diamons Are a Girl's Best Friend, essa sendo a música que é partilhada entre os dois filmes. Este filme é também uma crítica à sociedade e à desigualdade entre classes. Lorelei é vista como tendo segundas intençõespor querer casar com um homem rico. Quando ela é confrontada pelo pai do mesmo, ela diz-lhe na cara que está interessada não só no homem mas tambem no dinheiro. Quando o futuro sogro fica exaltado e a acusa de estar a casar com o filho só pela riqueza, é esta a resposta de Lorelei:

"Don’t you know that a man being rich is like a girl being pretty? You may not marry a girl just because she is pretty, but, my goodness, doesn’t it help? And if you had a daughter, wouldn’t you rather she didn’t marry a poor man? You’d want her to have the most wonderful things in the world and to be very happy. Oh, why is it wrong for me to have those things?"

Assim ela demonstra como ela não é tão pouco inteligente e fútil como muitos pensam. Mas sem mais demoras, aqui fica a música que me fez falar neste filme.



Marilyn Monroe têm uma voz fantástica e bem usada para esta música. E sempre que a canto faz-me sentir... Bem! A mensagem da música é que não podemos depender dos homens porque, ao contrário dos diamantes, eles não são eternos.

E uma vez que estamos a falar de músicas de musicais que me fazem sentir forte e como se eu podesse conquistar o mundo, falemos de Chicago. Um musical sobre uma mulher que vai presa depois de matar o amante, e que quer fazer de tudo para escapar ao seu destino. Lá conhece seis outras melheres conhecidas por terem todas morto os seus companheiros ou, pelo menos, acusadas injustamente de o ter feito. Cell Block Tango é a música que elas cantam em conjunto, a modos como que uma introdução às seis assassinas de renome. Nesta música, elas descrevem os seus actos, e quase parecem apelar ao júri de um tribual para compreender os motivos por trás do assassínio, porque, como elas cantam: "It was a murder, but not a crime." Sendo este outro dos meus musciais preferidos, tem direito à menção de outras duas músicas para além da Cell Block Tango. Esta segunda, mais conhecida, All That Jazz é a primeira música do filme, se me recordo bem, e também uma das que mais gosto. Finalmente, a terceira música que gosto bastante no filme Chicago, cantada pela Queen Latifah, chamada When You're Good To Mama.





E como a Queen Latifah tambem é uma das persongem noutro musical que eu adoro, faço com ela a ponte para falar no Hairspray, um flme sobre a luta de uma rapariga que não se encaixa na norma mas que está disposta a seguir os seus sonhos, apeasar da froma como toda a gente a deita abaixo. Deste filme, a música que mais gosto é também a final, You Can't Stop The Beat. É um filme muito bem feito, com uma mensagem encorajadora e positiva, e com músicas e danças contagiantes.


E acaba assim a lista das músicas dos filmes que já vi, a maioria deles baseados em musicais da Boradway. Deixo também uma menção honrosa à musica cantada por Sutton Foster, Anything Goes, do musical do mesmo nome, um que ainda não vi, mas cuja música homónima me faz sempre querer dançar pela casa fora.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Opiniões construtivas são sempre bem vindas :)