quinta-feira, 29 de maio de 2014

Posições Difíceis

Não é pouco frequente ver amigos meus recorrerem a mim para pedir opiniões. Deve ter alguma coisa a ver com o facto de eu ler muito, ou ter mais facilidade em por as coisas por palavras... Talvez também tenha algo a ver com o facto de eu conseguir pôr as pessoas à vontade perto de mim, o suficiente para confiarem no meu senso-comum. Por qualquer razão que seja, por vezes, sem se aperceberem, põem-me em posições difíceis.

Desta vez foi um dos meus amigos do outro lado do Oceano Atlântico, a pedir-me para partilhar a minha experiência de vidad demodo a ajudá-lo a tomar uma decisão importante. Infelizmente, a minha opinião era contraditória em relação àquilo que ele queria fazer. E ele estava com receio de perder a minha amizade caso tomasse a decisão oposta à que eu estava a aconselhar. Restou apenas assegurá-lo que a minha opinião era nada mais do que isso, e que a decisão cabia realmente a ele, e que eu não o censuraria por tomá-la, apesar de, de facto, eu ser o primeiro a dizer "Eu bem te avisei" se as coisas não corressem bem como ele esperava.

E às vezes, apesar de recorrerem a mim para conselhos, as pessoas acabam por pensar que eu vou julgá-las, e pensar que não quiseram saber da minha opinião para nada, caso escolham seguir o caminho oposto à decisão que eu tomaria no seu lugar. Claro, as coisas não são bem assim. Eu tenho noção da diferença entre conselho e ordem, e eu só dou dos primeiros, já que eu próprio odeio quando as pessoas me dão ordens. Também não sou do tipo de lançar ultimatos, a não ser que seja para algo drástico.

Mas há algo que eu gosto acerca de ser posto em situações como esta. É uma oportunidade para provar que eu não sou amigo das pessoas porque quero sempre algo em troca, ou porque procure alguém que esteja sempre de acordo comigo. E depois da conversa tensa, e de garantir que não, isto não vai afectar a amizade, há sempre aquela atmosfera pacífica, agradável, e de confiança mútua entre nós. E acho que é esse o pilar de uma amizade, um que dá trabalho de construir, mas também um que é, usualmente, difícil - ou mesmo impossível - de reconstruir quando é deitado abaixo. Mas são estes momentos nas amizades que me fazem sentir tão... Tão bem e útil!

2 comentários:

  1. Às vezes também me vêem pedir conselhos, mas tenho demasiado medo de aconselhar as pessoas mal, pelo que, nunca sei o que dizer!

    ResponderEliminar
  2. Ah, eu compreendo, às vezes também me intimida um bocado, sentir que se as coisas correrem mal as pessoas me podem culpar por ter dado maus conselhos... Mas por isso mesmo digo sempre "Isto é a minha opinião, posso estar errado, por isso não me culpes se as coisas não correrem muito bem..." XD

    ResponderEliminar

Opiniões construtivas são sempre bem vindas :)