segunda-feira, 14 de julho de 2014

Uma Casa Constrói-se Em Anos, E Derruba-se em Minutos.

Às vezes afasto-me das pessoas apra recarregar baterias. Mas não é porue não gosto de falar com elas, é mesmo porque preciso. Sou um introvertido. Quando estou bem disposto falo muito, mas falar muito cansa. Claro, que quando conheço as pessoas, sou mais calado. Mas isso é porque ainda não construí com elas as bases deuma amizade. Acho que para qualquer relação - seja amistosa, ou amorosa - e necessário, antes de tudo confiança e respeito. 

São ambas coisas que levam muito tempo a construir. Sim com algumas pessoas leva anos, com outras é uma questão de meses, mas o facto é que não se cria de um momento para o outro - e aliás, se assim se fizesse, não teriam tanto valor como têm. E construir essa confiança e respeito não é muito difícil...

O problema é quando estes são destruídos por qualquer motivos.

Penso na confiança e respeito que tenho pelas pessoas, como construir uma casa.

Constrói-se, durante anos, até ser completa.

Depois, por alguma razão, ocorre um desastre qualquer - terramoto, furacão ou o diabo que o valha - e a casa vai abaixo - às vezes nem é de repente, às vezes é demolida ao longo de actos menos bons por parte de um ou dos dois construtores.

O facto é que para se voltar a construir, leva anos. Mas voltar a construir sob os destroços da casa antiga é impossível. A únca maneira de dar a volta, é começar de novo, limpar os destroços, e recomeçar do zero. 

No entanto, por vezes, remover os desroços e as ruinas, tem um custo demasiado elevado e elas lá ficam, e os construtores seguem cada um para seu lado. Ou seja, não é possivel restituir a confiança e respeito mútos, e por isso, o melhor, é não arriscar caminhar em ruinas que nos podem cair em cima.

Eu, pessoalmente? Sou do tipo que deixa a casa ir sendo derrobada aos poucos, se perco a confiança em alguém, nunca a perco toda de uma vez num acto só. O mesmo acontece para o respeito. Mas mais do que isso, sou do tipo que nunca vê meio de pegar em destroços e ruínas. O custo de as limpar e reconstruir, é sempre demasiado, por uma simples razão - se a outra pessoa queria realmente dar importância à casa, não a deveria ter deixado desmoronar. Assim, se a pessoa realmente desse importância à confiança e respeito depositados nela por mim, então não os quebrariam.

Vou dando oportunidades, sim. Mas não quando a pessoa pede demasiadas de mim.

Se já perdi amizades com isso? Já.

Se sinto que perdi alguma coisa de especial por ter perdido amizades com isso? Absolutamente não. 

É um processo de seleção artificial da minha parte. Separo o trigo do joio, e no final, acabo com aqueles amigos que sempre me deram razões para em neles ter confiança e respeito, e vejo a minha vida livre daqueles que não souberam dar valor ao que tinham até o destruirem. Pois aí é já tarde de mais e comigo não há volta a dar.

6 comentários:

  1. Desculpa estar a ser intrometido e bicha e cabra e puta e mais o quê a espera sem vida própria (coisas que já tinha ouvido)´tou a ser irônico. Acho que tens razão em tudo, quem me dera poder assim como tu, se fosse assim tão simples esquecer quase 10 anos "amizade", mas que para ti eu nunca passei de nada nem de amig pelos vistos, é pena os rótulos que me coculaste, posso dizer que sempre me dediquei a todas as amizades, se fosse esses rótulos todos que pensas e dizes de mim, embora as minas atitudes por vezes correspondam a tais factos, não significa que sejam verdade, sempre quis o teu bem e se não gostasse de ti não preocuparia contigo nem me dedicava, ei que passamos por maus momentos, sei que fiz coisas que nunca deveria ter feito e que te magoaram, e por causa disso também te podia encher de rótulos coisa que não fiz, porque eu estupidamente não penso no mal que me fizeste mas sim nas coisas boas que passamos juntos e não foram tão poucas quanto isso. Mas infelizmente foi fácil esqueceres quem realmente sou e tudo o que fiz por ti, fico muito contente por ter perdido alguém como tu, sempre te vi como um rapaz integro e é isso que me dá pena de ter perdido, pois existem poucos. Custa-me bastante imaginar se quer que te tenhas esquecido de quem na realidade eu sou, porque eu ainda te conheço muito bem, sei que tens um orgulho fodido, mas com ele lido muito bem. Portanto agora em vez de unir esforços em tornar a tua vida num "inferno" como tu dizes, se tu reparares eu nunca fiz nada, quer dizer fiz, mas aproveitei-me sempre da vossa previsibilidade, se consigo tirar um santo do sério, também o consigo acalmar. Como tava a dizer, agora vou unir esforços para limpar. não as ruinas, mas sim esses rótulos nojentos que tens de mim, Dizes que queres paz harmonia bláblá, e depois sais-te com isto: Eu já perdoei o passado, parece que tu ainda não, não deviamos ter falado por sms, mas sim cara a cara olhos nos olhos, para ver se aquilo que me disseste é mesmo verdade ou não passa de frases feitas, mas ainda vou a tempo disso. Fica bem!

    "Se já perdi amizades com isso? Já.

    Se sinto que perdi alguma coisa de especial por ter perdido amizades com isso? Absolutamente não. "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, lembro-me de teres dito que ias deixar de te meter na minha vida. Portanto, depois de ires contra as tuas palavras, não tens moral para falar da minha integridade ou falta dela.

      De seguida, este post não era sobre ti. O meu mundo definitivamente não gira à tua volta, e conheço muita gente em quem confio, e muita gente em quem deixei de confiar, que nada têm a ver contigo, e muitas que nem sequer sabem que existes. Fui vago, é verdade, porque este post foi uma reflexão causada por uma conversa que tive com um grupo de amigos pouco antes de o escrever, e na qual não estavas envolviod nem directa, nem indirectamente.

      Por isso, depois disto só tenho uma coisa a dizer - se leste este post e achavas que eu estava a falar de ti, é porque a carapuça serve, e não fui eu que a usei.

      O que eu disse nas sms quando escrevi que as coisas estavam resolvidas, não foi que eu tenho intenções de voltar a reparar o que quer que seja contigo. Ambos traímos a confiança um do outro, mas o tipo de pessoa que tu dizes ser, e o que demonstras ser, são diferentes. Eu não tenho interesse em recuperar uma amizade contigo, não porque eu tenha sido incapaz de perdoar, mas é porque sou incapaz de esquecer. Tiveste mais do que um oportunidade comigo, e eu não sou o rapaz que conhecias que via só bem em todas as pessoas, porque aprendi que há pessoas que eu realmente não quero ter na minha vida. Tu és, de facto uma delas. Eu não te desejo mal nenhum. Não vou atrás de ti. Neste blog, não tenho falado uma única vez acerca de ti, porque não fazes já parte da minha vida nem do meu pensamento, e é sobre isso que é este blog. Eu não saio do meu caminho para te atacar, e para fazer a tua vida negra, por isso agradecia que não me acusases de o fazer, quando tenho tentado de tudo para te ignorar durante os 3 anos que passaram e esquecer que existes.

      Qualquer rótulo que tenhas na testa, foste tu mesmo que o puseste lá com as tuas ações. São rótuos que as pessoas vêm, sem sequer necessitarem de falar comigo antes deo fazerem. Por isso, em vez de tentares convencer-me a mim de que vale a pena ser teu amigo, segue em frente, e torna-te realmente no tipo de pessoa que uma pessoa como eu gostaria deter como amigo. Não quer isto dizer que te vou dar mais uma oportunidade, mas sim que qualquer relação que tenhamos tido, fa parte do passado e não do presente nem do futuro.

      Por isso fica bem, e ganha juízo.


      Eliminar
  2. Não tenho culpa que tenhas péssimo gosto na decoração, hahahahahah, estou a brincar. O facto de me ignores e me esqueceres não resolve nada, só adia, não os meus problemas mas sim os teus. Porque sei que tens aí certas arestas por limar mas não é assim que vais resolver as coisas nem comigo nem com qualquer outra pessoa. Se calhar sou eu que estou a ir pelo fácil e não por o certo. O que é um facto é que sinto algo que me incomoda, que me provoca um pequeno aperto, por tudo o que fiz de errado. Eu não te estou a pedir oportunidades embora pareça, mas eu sou homem de uma só palavra ao contrário de muita boa gente, sempre cumpri a minha palavra, tanto para o bem como para o mal. Eu segui com a minha vida, e sigo, mas não vou desistir daquilo em que acredito e de que acho que vale a pena, mesmo que vá contra os rótulos da sociedade. Tu decidiste esquecer-me e ignorar-me eu foi de ter a certeza que nunca te irias esquecer de mim, agora que eu te dei um voto de confiança de acabar com todo o mal, e agora decidi fazer o bem, sabes que sou de extremos ou me odeiam ou me adoram, ninguém consegue ficar indiferente a uma pessoa como eu, podem tentar mas não conseguem. Sendo assim vamos continuar na mesma hahahah eu estupido a tentar e tu a ignorar, e vamos andar em círculos, para mim resolver as coisas a bem, não se trata de deixar tudo na mesma. Não publiques isto, e apaga o resto, estas coisas não são para ser discutidas em praça pública. De uma coisa pode ficar descansado, mal ja não te vou fazer. O meu mal é continuar a gostar de ti, não por amor, mas sim pelo resto, não tenho culpa de não ter juízo nem de dar valor às pessoas.
    Por isso fica muito bem, e tenta não ser tão duro contigo mesmo e comigo, pq como tu disseste já pagamos e com juros o mal que fizemos mutuamente, depois da tempestade vem a bonança, e é por isso que agora vou passar a ser eu próprio genuíno, mas sempre alerta. ;)hahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vais um bocadinho tarde para ser genuíno. Pelo menos comigo. Se não querias discutir isto em praça pública, não tivesses começado a discussão nesse sítio.

      Mas Flávio, só te digo uma coisa. Eu tenho 19 anos, quase vinte. Não tenho paciência nem idade para estes dramas e crianciçes. Não estaos no básico nem no secundário, por isso vê se cresces um bocadinho e fazes alguma coisa da vida. Eu tenho muito mais em que pensar na minha vida do que em ti e ela não gira mesmo à tua volta. És um tópico a riscar dela, é tão simples quanto isso. E há sempre uma primeira vez para tudo. Acabaste de descobrir o tipo de pessoa que fica indiferente a ti - o tipo de pessoa que não te conhece nem te quer conhecer. E a partir deste momento é isso mesmo que és para mim, uma pessoa que não conheço nem tenho intenções de conhecer.

      O teu mal não é continuares a gostar de mim, o teu mal é quereres aquilo que não podes ter.

      Por isso, porque é que não te focas em outras coisas na tua vida? É que é isso que eu estou a fazer. Foco-me nos amigos que tenho e não nos que destruiram a confança que tinha neles (que são mais que os que gosto de admitir), foco-me na faculdade e nos estudos para no futuro ter a chance de ter um trabalho decente, na amília que sempre foi um bom núcleo de apoio. E foco-me não em criar uma personagem para mostrar aos outros, mas em ser genuíno. Até porque como um bom amigo me disse "personagens é só nos filmes e nas novelas!". E todos os filmes e novelas acabam.

      E eu já me cansei destanovela mexicana, por isso, vou mudar de canal. Fica bem. Ou mal. Sinceramente não me interessa.

      Eliminar
    2. HAHAHAAHAH Estou demasiado bem e feliz, para estas conversas baratas que não levam a lado nenhum, quero que se foda aquilo que tu pensas, se me ignoras ou se queres o meu bem ou meu mal, deverias querer o meu bem, pq ao desejar-me mal já viste que não deu bom resultado, mas isso é contigo. A minha felicidade está superior a todo o mal que me possam desejar. Continuo a gostar muito de ti e a ver-te como um amigo mesmo depois de tudo, não quero saber, já reparei que tens certas "coisas" por resolver contigo mesmo, se assim não fosse não me tratarias desses modos, não ignoravas porque tudo isso é só dar importância a águas passadas. Trata de estar bem contigo mesmo, porque eu já fiz a parte que me competia, vou tar sempre presente quando precisares como sempre estive, e com toda a minha dedicação como sempre a tiveste da minha parte. Espero com muito sinceridade que encontres ou que já tenhas encontrado alguém que te ame mais do que eu te amei e que faça o dobro e melhor do que eu fiz por ti. Quando nos voltarmos a encontrar por aí, não te vou ignorar de todo, vou-te tratar como uma pessoa deve ser tratada com respeito e fraternidade, coisa que falta a muita gente.
      Não devo deixar de salientar que és um prefeito idiota xD
      Abraço Forte.

      Eliminar
    3. Não te desejo mal nenhum. Simplesmente também não te desejo bem.

      Ainda bem que estás feliz, mas isso não me aquece nem arrefece.

      Pelos vistos continuas a agir como se me conhecesses muito bem, quando no entanto não sabes nada acerca de mim, do que eu já vivi e do que já aprendi. Eu também estou muito bem comigo mesmo e não sinto a necessidade de o dizer a todo o povo. Estou feliz tal como estou - sem ti na minha vida. Se me continuas a ver como um amigo... Bom, o problema é teu, não é meu.

      E eu não te trato bem nem mal simplesmente... Não quero saber.

      Por isso olha, deixa eu ser idiota. Pelo menos há quem goste de mim e quem me ame mesmo assim.

      Adeus.

      Eliminar

Opiniões construtivas são sempre bem vindas :)