sábado, 12 de julho de 2014

Música

Quando era novo, eu ouvia muito pouca música. Nada para além daquela que passava na rádio nas raras vezes em que o meu pai o ligava. Com o tmepo, fui começando a apreciar mais e mais a música. Hoje, é raro o dia em que passo sem sentir a necessidade de pelo menos ouvir uma música, por mais pequena que seja. Ao ponto que até juntei dinheiro para um rádio leitor de CDs para o meu quarto. Mas vai ainda mais longe do que isso.

Muitas vezes os meus amigos ficam frustrados comigo, porque eu tenho a tendência para começar a cantar músicas que contém alguma palavra dita numa conversa. E quase sempre consigo arranjar uma música que encaixe! Ou então, quando estava no secundário e ligavam a rádio da escola, ou quando estou numa loja em qeu têm músic aambiente, começo a cantar, e as pessoas com quem estou olham-me como se fosse do outro mundo eu sabe a letra para tantas músicas. Não só isso, mas já várias vezes aconteeu alguém não se lembrar do nome de uma música, e dizer "Oh, 'pera que eu vou perguntar ao James, de certeza que ele sabe."

Isto é porque eu não só passo muito tempo a ouvir música, como gosto de tudo um pouco, e tenho curiosidade em por vezes pesquisar as letras das músicas nem que seja só uma vez. Geralmente há dois momentos no meu dia a dia em que oiço música - quando estou no comboio a caminho da faculdade, ou de volta a casa, e quando estou no meu quarto - com o dito rádio ligado. Por vezes também oiço os CDs que comprei, obviamente, especialmente quando estou a arrumar o quarto. Agora que estou de férias e não tenho saído tanto, o momento em que ouvia música no comboio foi substituido por ouvir música quando acordo. Em vez de me levantar logo da cama, deixo-me ficar deitado a ouvir o leitor de MP3.

E isto quer claro dizer que gosto bastante de música. Também gosto de cantar. Não, não tenho voz de cantor profissional (os meus pais dizem-me que eu devia ir para os ídolos, mas fico smpre sem saber se estão a gozar ou a falar a sério - de qualquer das maneiras, eu nunca seria capaz de fazer isso. Sim, já cantei em palco, mas não significa que me sinta confiante o suficiente na minhas voz para ir cantar para o país inteiro.). Mas não toco nenhum instrumento. Vá, toco a flauta - e sim, toco bem. Na verdade, acho que tenho facilidade em aprender a tocar novos instrumentos. Por exemplo, o piano... Bem, não toco muito, mas sei ler pautas, e sei que teclas correspondem a que notas, e isso já é meio caminho andado para conseguir tocar qualquer coisa simples. O piano e o violino são os instrumentos que mais gosto de ouvir.

Ofereceram-me a guitarra há uns anos, mas raramente lhe pego, porque não sei tocar... Mas o Zé aprendeu sozinho a tocar muito do que sabe, e agora fico com vontade de aprender a tocar também... Talvez aproveite o Verão para aprender duas coisas novas - a tocar guitarra e a falar italiano (já sei o alfabeto e os números, já é mais que o que sabia há uns meses atrás).

1 comentário:

  1. A música é algo que nos liberta, deste mundo e de tudo o que o rodeia, para no levar ao nosso subconsciente que nos deixa na pura imaginação dos pensamentos. Nós homens temos imensa facilidade em tocar instrumentos, hahahahah nem que seja o dito instrumento hahahha. aiii eu e as minha piadas hahahah.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Opiniões construtivas são sempre bem vindas :)